segunda-feira, 27 de abril de 2009

SEGUNDA, 27/04/09

- Mais um dia em que está difícil encontrar notícia boa. Vasculho os jornais e nada ... . Vou à Revista Veja e topo com uma matéria sobre o Hospital de Câncer de Barretos ( Estado de São Paulo ) , hoje o maior centro de tratamento de câncer do país e uma esperança para milhares de pessoas que não têm a quem recorrer. Por trás dessa exemplar instituição está o pecuarista Henrique Prata, um milionário do chamado agro-negócio. Só que, diferente dos que possuem um patrimônio superior a 50 milhões de dólares e vivem para desfrutar das delícias materiais proporcionadas pela fortuna, Henrique Prata gasta o seu tempo correndo atrás de políticos, artistas e empresários, sempre com o objetivo de obter os recursos necessários para manter em plena operação e excelente nível o complexo hospitalar. É realmente alentador a constatação de que existem pessoas que abraçam uma causa nobre e a ela se dedicam de corpo e alma, não desanimando diante de todos os obstáculos que se apresentam, um após outro, à sua frente. Prata vive batendo às portas dos gabinetes de Brasília, sempre pedindo dinheiro para o Hospital de Câncer de Barretos que atende, diariamente, 2 000 pessoas, sem cobrar nada por isso. "Em Brasília, ninguém me suporta. A maioria dos políticos, quando me vê, diz : " Ih, lá vem aquele chato do hospital novamente" . Num mundo tão voltado aos prazeres e ao consumo sofisticado, ainda há muitos como Henrique Prata e deles, uma coisa é certa, por maior que sejam o cansaço e as decepções, o convívio com o próprio travesseiro proporciona uma indescritível e leve sensação de estar oferecendo o seu melhor ;

- A escocesa Susan Boyle é o assunto mais em evidência do momento na internet. Uma feiosa e mal vestida quarentona se apresenta toda desajeitada para cantar no programa Britain´s Got Talent, declarando que queria vir a ser uma cantora profissional. Recebida com ironia e pouco caso pelos condutores do programa e pelo auditório, ela anuncia que vai cantar a música I Dreamed a Dream, de Os Miseráveis. Mais algumas chacotas e, ao abrir a boca, Susan faz calar a todos com uma potente e belíssima voz e não menos encantadora interpretação. Seu sucesso foi tão grande que só no site You Tube a apresentação já ultrapassou mais de 100 milhões de acessos. O caso encerra a velha e pouco aprendida lição de que não devemos jamais julgar as pessoas pela sua aparência ;

- O Supremo Tribunal Federal ( talvez num intervalo entre um round e outro ) vai decidir a regra hoje adotada pelo TSE para substituição de governadores cassados . Vamos e venhamos, a regra atual de dar posse a um candidato derrotado na eleição é muito esquisita, até mesmo porque há casos em que o segundo colocado no pleito também está sendo processado pelo mesmo motivo do afastado, só que o seu julgamento somente se realizará algum tempo após. Ou nova eleição, ou entregar o cargo ao presidente da Assembléia Legislativa, caso o mandato já esteja além da sua metade, parece ser muito mais razoável.


- Muito desagradável a notícia do câncer linfático que acometeu a Chefe da Casa Civil, Dona Dilma Roussef. Que ela possa recuperar plenamente a sua saúde é o desejo de todos nós e que a doença da Dona Dilma não venha despertar novamente em cabeças coroadas petistas, a idéia do terceiro mandato ;

- E essa agora de gripe suína ? ! Não bastasse o aumento do desemprego, ds dificuldades financeiras e a instabilidade da economia, lá vem uma nova ameaça a assustar a população. E, pelo que se sabe, essa gripe de considerável grau de letalidade, é transmitida homem a homem pelo ar. Que não chegue por aqui !

- Ah, meu Deus, lá vem o Rubinho novamente com as suas inesgotáveis desculpas. Fica quieto Rubinho, para de se queixar do carro, dos colegas, dos pneus, da chuva, do sol, do calor, do frio, da equipe, dos freios ... . Será que você ainda não percebeu o quanto é chato ficar ouvindo, corrida após corrida, as suas desculpas ?

- Já que hoje eu me socorri bastante da revista Veja, chamo a atenção para a sua capa : uma caixa de descarga de privada que é ao mesmo tempo uma urna eleitoral e a exclamação "Puxe para se livrar deles ! ". É muito ácida a crítica, mas que é para lá de merecida, lá isto é .


" Sei que Deus não me dará nada com que eu não possa lidar. Apenas gostaria que Ele não confiasse tanto em mim ... " ( madre Tereza de Calcutá )