quarta-feira, 1 de abril de 2009

PENSANDO E REPASSANDO: 60 DIAS.



O meu primo e amigo, Domingos Rezende, numa das trocas de e-mails que habitualmente fazemos, me sugeriu : você devia criar um blog. Pouco afeito à informática, custou um pouco amadurecer a idéia. Outro primo, o José Luiz Cotrim, também me sugeriu que escrevesse sobre os assuntos do dia a dia e relatasse experiências pessoais. Depois, a amiga Deise Siqueira me cobrou a idéia do blog. Aí, veio o meu genro, Ivan Fluminhan Martinelli, que é web designer e arrematou : eu lhe dou o suporte na área de informática.

Foi quando me enchi de brios e resolvi partir para a aventura, muito mais com o propósito de ocupar uma parte do dia e assumir um compromisso que fosse além das tarefas domésticas e dos passeios com os cachorros, caminho mais curto para o aposentado ingressar rapidamente na fase de decrepitude.

E comecei a escrever sem observar maiores rigores com o idioma pátrio, ou com a correção gramatical do texto. Pensava e pimba, começava a catar milho no teclado do computador.

Avisei, morrendo de vergonha, aos parentes e amigos mais chegados que estava colocando no ar o blog, sem muito esperar que fossem ter paciência para ler as minhas opiniões um bocado carentes de conteúdo e expressão.

Só que, pouco a pouco, fui recebendo manifestações generosas sobre os meus textos, partidas de amigos, de filhos de amigos, de parentes e agora, de amigos de parentes e de amigos de amigos. Quando eu digo manifestações "generosas" não quero dizer que sejam exclusivamente de concordância com os meus pontos de vista. E isto é o gostoso da história, ainda mais que tenho no meu círculo de relações pessoas com as mais diferentes posturas religiosas, políticas e de práticas sociais as mais diversas. Pois fique bem claro a todos que passa longe de mim a idéia de "estar com a razão, de ser o certo" e outras bobagens da espécie.

Saber que diversas e diferentes pessoas, mesmo diante do incalculável cardápio que lhes é oferecido pela internet, resolvem dispensar a leitura do meu blog um pouco do seu tempo, é motivo de um inenarrável sentimento de alegria.

A propósito, ontem mesmo tive a satisfação de receber uma completa e esclarecedora aula sobre paraísos fiscais, do amigo e contra-parente, José Custódio Cotrim , o que só me deu a certeza de que não estava errado ao desconfiar que a proposta do Presidente Lula ao G-20, a ser feita em reunião a partir de amanhã, em Londres, não passa de mais uma das suas costumeiras bravatas.
Hoje, o blog completa 60 dos 90 dias que pretendi estabelecer como sua primeira fase . Estou estimulado a prosseguir com a troca de idéias aqui estabelecida e, junto com o meu genro, estamos estudando a melhor forma criar um "espaço do leitor" no próprio corpo do blog.

Peço aos que lêem o blog que manifestem sempre as suas opiniões, críticas e sugestões sobre as matérias e o próprio blog.