sexta-feira, 24 de abril de 2009

PIOR QUE NÃO LER JORNAL É LER SOMENTE UM

É velha e sábia a colocação do título. De fato, faz todo o sentido. Eu habitualmente procuro ler, mesmo que seja rapidamente, O Globo, a Folha de São Paulo e o Estadão, passando os olhos no Valor Econômico do meu filho. Mas às vezes a pressa atrapalha e um dos jornais acaba sendo mal lido. Foi o que aconteceu ontem comigo e explico : se há dois motivos capazes de me aborrecer profundamente, são as más condutas de padres católicos, que traem os seu votos e municiam de maus argumentos a todos os que abominam a minha religião e aqueles homens que se aproveitam de situações muito especiais de ascendência moral, financeira ou de poder para buscar constranger mulheres a ceder aos seus desejos sexuais.

No caso desse presidente do Paraguai, o ex-bispo Fernando Lugo, a minha revolta é dobrada ou até mesmo triplicada. O safado desonrou a Igreja e, pior, não foi por haver caído em uma tentação de momento não. Ele vivia como um garanhão do basfond, usando o bispado para seduzir pobres mocinhas e mulheres que o procuravam necessitando de apoio em uma situação de dificuldade, não vendo Lugo como a um homem, porém como a um religioso, uma elevada autoridade da igreja católica , servindo A Deus naquelas comunidades carentes . E vão surgindo filhos atrás de filhos, de diferentes mães, todas vítimas desse farsante de batina.

Aí, abro a Folha de Sã Paulo e leio : " Todos erram e comportamento de Lugo não afeta imagem da igreja, dizem bispos. Todas as pessoas estão sujeitas a errar e cabe a cada um se arrepender ou não de seus pecados. Assim os bispos brasileiros, participantes da 47 Assembléia Geral da CNBB ( Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ), em Indaiatuba, São Paulo, comentaram a divulgação de que o ex-bispo e presidente do Paraguai, Fernando Lugo, é pai de três crianças. Para eles isso não afeta a credibilidade da igreja católica" . Bem, eu li esse texto e "peguei pesado" com os nossos bispos, no blog de ontem.

À noite, com calma, vejo o Estadão e está lá : " Para CNBB, prejuízos para a Igreja são evidentes. Para o cardeal-arcebispo de Salvador, d. Geraldo Majella Agnelo, em declaração ontem em Indaiatuba, o fato de o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, ter-se tornado pai de um menino quando ainda era bispo ( d. Geraldo ainda não sabia da missa a metade ), é um escândalo que prejudica a imagem da Igreja. E prosseguiu : Lamentamos que isso tenha ocorrido, o povo exige de nós um testemunho de vida exemplar, além da pregação por palavras ". Outros bispos ouvidos pelo Estadão, também reconheceram os prejuízos causados à Igreja pelos maus procedimentos de Lugo .

Sendo assim, prefiro acreditar que O Estadão tenha produzido um texto mais próximo da verdade ou, no mínimo, é o caso de conceder o benefício da dúvida aos nossos bispos, até que melhores esclarecimentos nos sejam trazidos. Fato é que este registro se faz necessário pois posso ter cometido uma grave injustiça ofendendo os bispos católicos presentes à CNBB.

Quanto ao degenerado presidente do Paraguai, espero que seja devidamente sacado da presidência pelo Congresso local, com base nos dispositivos legais existentes.