segunda-feira, 20 de abril de 2009

PRIMEIRO ENCONTRO DA CONCILIAÇÃO

Manifestação na Cúpula das Américas em Mar del Plata (Argentina 2005)

Acho que muitos ainda se lembram do clima que imperou na penúltima Cúpula das Américas, realizada em 2005, em Mar de Plata, Argentina, quando os protestos contra a presença do presidente Bush acabaram em depredações e na tradicional pancadaria entre manifestantes e forças policiais.
E, se a temperatura externa era alta, não menos acalorados eram os debates entre os líderes presentes ao Encontro. O protagonista do Conclave acabou sendo o companheiro Chávez com a diplomática exclamação " ALCA é o cacete ! ", em resposta à intenção dos Estados Unidos em criar o organismo. O governante venezuelano, se opondo à Bush, defendeu a criação da ALBA ( Alternativa Bolivariana Para As Américas ) . Um Lula ainda tímido ( ainda não era O Cara ), apresentou uma insossa tese sobre "Criar Trabalho Decente" .

O que se viu por ali não acrescentou em nada às melhores páginas da história da humanidade. Como no cerebral dizer do nosso Millor Fernandes, o presidente Bush não arredava pé do pensamento : " Democracia é quando eu mando em você, Ditadura é quando você manda em mim ".

Chefes de Estado e de Governo que participam da 5ª Cúpula das Américas posam para foto oficial do encontro em Port-of-Spain

Pois bem, o último fim de semana marcou uma extraordinária mudança de rumo das Américas e o autor dessa façanha se chama Barack Obama que em Port of Spain, capital de Trinidad e Tobago, teve a coragem e a humildade de pedir em seu discurso que os países olhassem adiante e deixassem de ser prisioneiros de desacordos passados. " Muito frequentemente, a oportunidade para construir uma nova parceria na América tem sido minada por falsos debates. São falsos argumentos, eles nos levaram a fazer uma falsa escolha entre uma economia rígida e estatal e um capitalismo sem regras nem limites; entre culpar os paramilitares de direita e os insurgentes de esquerda; entre insistir em políticas inflexíveis em relação à Cuba e negar os direitos humanos completos que são devidos ao povo cubano. "

A propósito,o presidente cubano ( cujo país, tenho certeza, estará presente à próxima Cúpula das Américas ), Raúl Castro declarou : " Nós dissemos ao governo dos Estados Unidos, em particular e em público, que estamos dispostos a discutir tudo : direitos humanos, liberdade de imprensa, prisioneiros políticos, tudo, tudo, tudo. Nós podemos estar errados, nós admitimos. Nós somos seres humanos."

Obama e Chávez se cumprimentam durante encontro na Cúpula das Américas

O clima de harmonia era tão contagiante que até o "mala-mór", o companheiro Chávez, não se segurou e disse para o Obama : " Eu quero ser seu amigo " e, mostrando que não estava para brincadeiras, ato seguinte nomeou um novo embaixador da Venezuela nos EUA, onde estava sem representação diplomática por sete meses.

Eu posso estar completamente equivocado, mas acredito que velhos conceitos, antigos ódios, imposições pela força militar, tudo isso cheira a bolor e está vindo aí uma nova e irresistível onda de globalização, no sentido amplo, onde haverá espaço para todos os povos, respeito, liberdade e solidariedade. É utopia ? talvez . Mas alguém poderia imaginar há dez anos que hoje os Estados Unidos estariam sendo governados por um negro chamado Barack Hussein Obama ?