quinta-feira, 2 de julho de 2009

A BAHIA (E OS BAIANOS) SÃO "CONSTRUÍDOS" DE SENTIMENTO...

Um pequeno detalhe. Quando garoto, e eu ia passar férias na Bahia, adorava ir à fazenda de um tio e, pelo menos na época, os moradores locais, quando iam para Salvador, costumavam dizer, " vou à Bahia ", se referindo à capital, Salvador.

No vácuo dessa turma e desse tempo, já começo dizendo que passei 3 dias na Bahia e, entendam, me refiro a Salvador.

Pois bem, o motivo maior desta pequena fugida foi visitar o meu primo Penedo que andou passando por uns problemas de saúde mas, com as graças de Deus, já está em plena recuperação, pois me recuso a admitir que um pequeno susto com um descontrole de pressão ocorrido ontem à noite, e imediatamente controlado, possa alterar a evolução favorável desse quadro, que pude ver tão otimista. Estive com o primo várias vezes e, mesmo em ambiente hospitalar, batemos longos e agradáveis papos, como sempre, e nem a ausência de algo com "algum teor alcóolico", nos fez menos animados e satisfeitos com o afetuoso reencontro.

Mas, me sinto no dever de revelar aqui, a quem não conhece bem, como é o temperamento do baiano. Avisei aos meus primos, reiteradas vezes, que a minha viagem desta feita, não era, claro, com o objetivo de lazer. Nem pensar, portanto, em programas, restaurantes, passeios etc.

Agora, pergunto, adiantou a minha advertência ? Nada, nem um pouco. A minha prima Thereza, mesmo exausta, pois quem já teve alguém muito próximo internado em hospital, por um longo período, sabe o quanto isto exaure as forças. Pois ela, "não quer nem saber" e promove um "almoço-banquete" para mim, com todos aqueles pratos regionais que ela sabe o quanto eu aprecio, "para que eu pudesse matar as saudades" . Não satisfeita, ainda arranjou tempo, para mim e para ela, e me levou a conhecer as mais recentes novidades de Salvador, os melhores restaurantes da atualidade, etc. , tudo numa correria estilo "city tour de luxo" , só que com um carinho especial. Ainda foi possível arranjar tempo para almoçar no Yatch Club da Bahia, local de beleza indescritível, debruçado sobre o mar, comida internacional deliciosa, naturalmente à convite dos primos Hedy e Antônio que, quando estou na Bahia, praticamente inviabilizam as tentativas de minha parte em pagar uma conta qualquer.

São esses primos, Hedy e Antônio, que me hospedaram e não ficam atrás, como sempre, na afeição, na gentileza, e na insistência em me levar a passeios, a conhecer o último Shopping inaugurado ( belíssimo , bem no estilo Miami ), os bares à beira-mar para provar os petiscos baianos. Dos amigos, e não são poucos, só consegui estar com a minha querida Dona Edil, que me oferece, do alto dos seus oitenta e poucos anos, lições de como continuar sempre valorizando as coisas boas da vida, rindo, alegre, agradecendo a Deus e sendo muito feliz. Uma lição para os rabugentos ( como eu sou, às vezes, será mesmo só às vezes ? ). O carinho e as manifestações de amizade são tão intensas quando vou à Bahia, que chego de volta me sentindo muito querido, alta estima aguçada e energia renovadas. Como diria um baiano da "velha guarda", uma hora dessas ainda me "pico" prá lá ! ( Atenção, amigos menos avisados, "me pico", para os velhos baianos, seria uma espécie de "me mando", esclareço pois, nos dias atuais, infelizmente, esse negócio de "pico" tem um sentido lamentável e desastroso ) .

Só sei que estive em Salvador por dois dias e meio e tantas que fizeram comigo que voltei para São Paulo tendo a impressão de haver passado uma semana por lá . Mas, quero lembrar também uma coisa, você sai do Aeroporto, e dá de cara com um placa bem grande anunciando : SORRIA, VOCÊ ESTÁ NA BAHIA . Nada mais verdadeiro. O nosso grande compositor Ari Barroso, mineiro de Ubá, não exagerou quando nos legou o belíssimo verso "Bahia, terra da FELICIDADE" .

E, mais ainda que terra da felicidade, a Bahia é capaz de oferecer aos seus visitantes, momentos absolutamente mágicos, pois, por lá, os mais inesperados encontros fazem, nem que seja por alguns momentos, você ver o quê de bonito existe por trás da cor do mar . Viva a Bahia, Viva os baianos !!! Saravá, como dizia o meu querido poetinha Vinicius !