segunda-feira, 22 de junho de 2009

SEGUNDA, 22/06/09

- Neste a gente pode confiar . Quem, como eu, não resiste em dar pitacos em assuntos que não domina, está sempre queimando a língua . No esporte, então, a coisa é séria : acho que acabou o gás do Ronaldo Fenômeno e ele faz um golaço. Espinafro a seleção de Dunga e ela nos brinda com uma exibição de futebol-arte. Debocho da contratação do Adriano pelo Flamengo e o cara só faltou fazer chover. Mas o Rubinho Barrichello, ah, este é " fiel " ! Não me "decepciona" nunca . Dá sempre razão à minha ira ! E, as suas desculpas, já estão no terreno do folclore. Ontem, quando teria a grande chance de vencer a corrida em Silverstone e, mal e mal chegou em terceiro lugar, se saiu com essa : " meu carro não se deu bem no frio ! " . Beleza, Rubinho, agora que você já sabe, não esqueça de levar um agasalho para ele na próxima ;

- O Ocidente pressiona o Irã por liberdade. Hoje, até a galera do companheiro Ahmadinejad está sendo obrigada a reconhecer que as eleições presidenciais do Irã não passaram de um embuste. Eu disse "a galera do companheiro Ahmadinejad ? " . Pois errei ! Esqueci do AIATOLULA , grande avalista da lisura do pleito local, cujas manifestações populares em contrário estão resultando em chacinas diárias, foram por ele consideradas ,debochadamente, como choro de torcida de futebol. Fosse outro, o AIATOLULA estaria com o nariz no asfalto, morto de vergonha pela bola fora que deu, pedindo desculpas à população iraniana, diante das fraudes já identificadas. Mas, não esperem por isso ! Imaginemos que Ahmadinejad seja apeado do poder por comprovação de suas fraudes. Não duvidaria que o AIATOLULA se pronunciasse categoricamente sobre o assunto : " O companheiro Ahmadinejad errou, mas eu não sabia ! E, toca o barco ! ;

- Acho que já disse aqui neste espaço, fui criado ao som do rádio das minhas empregadas, invariavelmente sintonizado na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, na década de 50, muito mais popular que a TV Globo de hoje, quando se tem dezenas de opções para passar o tempo. As vozes dos astros e estrelas do casting da emissora, ficaram gravados no meu baú de recordações de uma infância feliz e, graças a Deus, poupada de dissabores. Já adulto, houve uma época em que saía muito à noite, e quando a "balada" ia longe, a "última parada do bonde" era numa boite chamada Viva Maria, um reduto boêmio dos anos 70 . Por lá se apresentavam, entre outros, Araken Peixoto ( tomou muito uísque em minha mesa, que saudade ! ) , Evaldo Gouvêia, grande parceiro de Jair Amorim, Francis, Roberto Luna, e muitos outros. Era aquela música que às oito da noite a gente até que podia achar cafona, mas das 3 da matina em diante, ouvia o Roberto Luna cantando Reloj bem abraçadinho com a minha mulher e me sentia flutuando em estado de nirvana. Uma beleza... . O grande seresteiro Nelson Gonçalves, infelizmente, nunca vi por lá. Havia, porém, um cantor da noite, cujo nome não lembro mais, que adorava o repertório do Nelson Gonçalves ( muitas dessas músicas de Adelino Moreira ) e, quando assistia às suas apresentações, voltava aos meus cinco, seis, sete anos de idade e à rádio Nacional do Rio de Janeiro . Pois não é que lançaram um DVD, "passando a limpo" a carreira do grande Nelson Gonçalves ?. Que me perdoem os puristas, mas eu vou atrás dele para assistí-lo quietinho no meu canto, e, já sei, muitas lágrimas irão rolar !


- Atos secretos favoreceram senadores que os criticam . Está no Estadão : O relatório da comissão de apuração não cita nomes, mas os atos secretos do Senado estão gravados num CD-ROM entregue ao presidente da Casa, José Sarney ( PMDB - AP ) e revela que as medidas também favoreceram aos parlamentares que hoje se dizem indignados com o favorecimento indecente. Eu, de minha parte, não fico nem um pouco surpreso com a notícia. A mim, esse pessoal não engana mais. São todos muito parecidos e a principal diferença entre eles é estar no poder, ou estar tentando chegar no poder ;

- O ex-gerente da Petrobras ( imaginem se fosse diretor ) , Geovane de Moraes, foi demitido por justa causa, por haver "estourado" em R$ 12O.OOO.OOO,OO ( cento e vinte milhões ) o orçamento da sua área em 2008 . Entendam, o funcionário gastou, sem licitação ou autorização, cento e vinte milhões a mais que o previsto. Ligado à área do PT baiano, Moraes tinha R$ 31.OOO,OOO,OO para ações de sua gerência de Comunicação do Abastecimento, no ano e gastou R$ 151.OOO.OOO,OO . Depois de demitir o sujeito por justa causa, a Estatal diz que "está apurando se houve irregularidade ! ". E vem o presidente do PT, o tal do Berzoini, e diz que quem quer CPI na Petrobras é salafrário. Olha eu até acredito que seja, mas que se abrir a caixa preta da Petrobras, vão sair coisas do arco da velha, só um idiota é capaz de duvidar. Este é o PT que " não rouba, nem deixa roubar ". Quem acreditou, deveria estar torcendo as orelhas até sair sangue. Nada disso, muitos continuam achando que "está tudo ótimo", que "política é assim mesmo" ;

- A propósito da Petrobras, chama a minha atenção o leitor e amigo Valdir Saguas : a Assembléia Geral Ordinária da Empresa, realizada em 08/04/2009, conforme consta da respectiva Ata, estabelece a importância de R$ 8.266.600,00 para ser paga, entre abril de 2009 e março de 2010, aos nove membros do seu Conselho Administrativo, o que dá a bagatela de R$ 76.542,59 por mês a cada um . Será mesmo, ou há algum engano ? Quem tiver certeza sobre essas informações, por favor, as confirme ou retifique ;

- O volume mundial de exportações encolherá 4 trilhões de dólares em 2009 . É a estimativa da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior ( Funcex ), com base em dados do FMI . A perda importa em 25% do total exportado em 2009 e a tendência é de agravamento da situação, pois a crise econômica leva à implantação de medidas protecionistas;

- Dois meses após a liberação do preço ( por enquanto até 20% ) das tarifas aéreas de voos internacionais, as passagens não caíram nem um tostão, pelo contrário, na sua maioria, subiram de preço .


"Fuja sempre da tentação, mas não tão depressa que ela não possa lhe alcançar." ( autor desconhecido )