quarta-feira, 3 de junho de 2009

"PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES" (Geraldo Vandré)

Alguns dos meu raros leitores me perguntam : " Por que você não fala do Serra ? " , " Por que você não fala do Kassab ? ", sugerindo que essas ausências de foco regional significam uma espécie de "blindagem" aos tucanos e aos seus principais aliados, os democratas.

Não é nada disso, procuro explicar. Mesmo tendo este modesto blog um volume de visitação muito pouco expressivo, os seus bondosos leitores não estão vivendo exclusivamente no estado de São Paulo, ou ainda, na cidade de São Paulo.

Em atenção aos que estão distantes, procuro evitar a abordagem de temas locais, o fazendo raramente, apenas quando a repercussão do assunto extrapola os limites geográficos regionais.

Agora, não tenho culpa de o governo federal ser petista, nem mesmo colaborei para isto. Sosseguem os meus amigos que usam uma estrela vermelha tatuada no peito, à altura do coração : Caso algum dia ( cada vez menos provável ) , a "quitanda" Brasil venha a ficar "sob nova direção" e se eu e este blog ainda existirmos, não serão poupados de criticas os novos " gerentes do estabelecimento ".

Procuro não "ser" FHC Futebol Clube, Serra Esporte Clube, ou Aécio Neves Futebol e Regatas e nem fazer deste espaço uma arquibancada de estádio de futebol, onde o que fala é a paixão. Infelizmente o que observo é que a política é um assunto que a cada dia "atrai menos público", as pessoas se convenceram que todos os políticos são ladrões e não tem jeito mesmo, é um estigma com o qual estamos condenados a conviver e evitam o assunto, por considerá-lo desagradável. Os que ainda se motivam em dialogar sobre o tema, o fazem de forma bipolar, ou seja, são petistas ou odeiam os petistas. Os petistas trabalham com pesquisas, estatísticas, números e cifras, buscando provar o sucesso do governo e a razão de o Lula ser " O Cara ". Mesmo admitindo que esses números fartamente exibidos na caríssima mídia publicitária se aproximem da realidade, é o caso de se indagar, é só isso ? o "resto" não tem importância ? e as alianças com o "pior do pior" , será essa a única via ? Os anti-petistas conseguem divisar todo o lado podre do governo federal e são fartos em críticas e mesmo em ódio. Só que, no mais das vezes, se tornam completamente cegos no plano estadual ou municipal, a ações absolutamente semelhantes às que criticam, ferozes, no plano federal. Não é por aí ... . Eu não sou um desses.

Numa postura de crítico e observador, quero registrar que fiquei muito satisfeito em assistir ontem ao Presidente Lula, alto e bom som, declarar que, para ele, não existe a menor possibilidade de um terceiro mandato. E disse mais, " Se existe um terceiro, pode existir um quarto, um quinto ... ". E, deixou claro o presidente da República : " Eu aprendi que com a democracia não se brinca ! " . Parabéns pelo pronunciamento, presidente Lula ! Foi uma grande lição a todos esses seus colegas dessas republiquetas nossas vizinhas ( incluindo aí quem, no passado, não se acanhou em mudar a Constituição para dobrar o próprio mandato ). E, tem mais, nada mais justo que você esteja feliz e radiante com os altos índices de aprovação que vem obtendo nas pesquisas. Claro, querem o quê ? que você fique deprimido ?

Só que o Lula não passa sem dar marteladas no dedo. Seria preciso ele dizer que "país que tem competência para explorar o pré-sal, tem competência para achar "caixa-preta" de avião perdida em regiões abissais do nosso oceano ? "