quarta-feira, 24 de junho de 2009

LOUCO EU ?

Estou, sem dúvida, requerendo assistência psiquiátrica de emergência pois, no dia a dia, me deparo com seguidas situações em que só posso concluir que "estou vendo coisas" e essas alucinações denunciam um estado de anomalia mental.

Querem um exemplo ? Ontem à noite, estou assistindo à TV Senado ( bem, assistir a TV Senado já me coloca sob grave suspeita, não é mesmo ? ) , e fico vendo repetidos pronunciamentos dos nossos grandes parlamentares, todos malhando Judas em sábado de aleluia, e os judas são os funcionários/diretores da Casa. Quanto aos próprios Senadores, nenhuma palavra, nenhuma acusação. O culpado-maior, o Capo da Instituição, era cobrado sim, mas para tomar imediatas providências em relação aos funcionários-quadrilheiros, demití-los, suspendê-los, denunciá-los ao Ministério Público, à Polícia Federal pelo abuso de confiança. E, qual a causa de tamanha indignação ? Os tais "atos secretos", beneficiando a Deus e ao mundo que pertencem àquela privilegiada comunidade : senadores, parentes de senadores, amigos de senadores, amigos de parentes de senadores, amigos de amigos de senadores e diretores, parentes de diretores, amigos de diretores, amigos de parentes de diretores, etc. etc. etc.

A família Sarney está implicada até a raiz dos cabelos nas benesses. O "paizão", o "grande estadista maranhense" é o mais atolado. Mas a filha lhe segue os passos, afinal, "quem sai aos seus não degenera", tem até mordono de R$ 12.000,00/mês, funcionário do Senado, naturalmente, mesmo havendo renunciado ao mandato, para assumir o governo do Maranhão, se diga de passagem, em eleição que não ganhou, mas levou.

Os discursos se seguiam modorrentos, os oradores preocupados em defender a Casa e seus 81 senadores, livrando a cara de todos eles e jogando a culpa das maracutaias nos servidores-canalhas, quando surge no plenário o ínclito Heráclito Fortes ( DEM - PI ), primeiro-secretário da mesa, ainda meio trôpego pela cirurgia bariátrica a que se submeteu e sobe à tribuna, com aquele ar de " tá tudo resolvido " .

Bem, pensei, vai mandar, como responsável pela apuração de responsabilidades dos atos secretos, o nome de uns cinquenta senadores para o Conselho de Ética da Casa e anular todos os 663 atos secretos. Não era ! Nenhum senador sabia dos tais atos secretos ( depois do célebre "não sabia" do Lula, que evaporou-se, impune, político nenhum passa mais aperto . É "não sabia" e está "limpo" ) . Quanto aos 663 atos secretos, UM, eu disse UM, foi anulado. Os demais, ficaram. Mas, prosseguiu Heráclito em sua explanação : " Dois diretores do Senado, acabam de ser demitidos ( da função, fique claro, continuam funcionários, recebendo o dim-dim todos os santos meses ) : o diretor-geral, Alexandre Gazineo e o diretor da Secretaria de Recursos Humanos, Ralph Siqueira. " Só ? " , pensei ... . Não, tinha mais : foram fornecidos os nomes dos substitutos dos demitidos. Quando saiu o primeiro dos indicados, Doris Marize Peixoto, para a diretoria da Secretaria de Recursos Humanos, veio junto o currículo da nomeada : ex-chefe de gabinete da senadora Roseana Sarney ( PMDB - MA ) .

Aí, tive um surto psicótico : joguei a televisão pela janela e eu moro no oitavo andar. Estatelou-se o aparelho na calçada, havendo passado a um palmo da cabeça de uma senhora que, placidamente, passeava com o seu totó, vítima fatal do meu atentado ! O síndico cumpriu o seu dever, chamando a radio-patrulha. Comigo não deu certo dizer que "não sabia e que quem errou atirando a televisão tinha sido a companheira-empregada" . A briosa guarnição da Polícia Militar me "recolheu aos costumes" e foi lavrado o flagrante . Como o Dr. Delegado arbitrou uma fiança que honrei, ainda estou aqui escrevendo este blog, mas não sei até quando.

Impressionante foi que esperava ver, no caminho do Distrito Policial de Vila Sônia, um clima de revolta popular, no estilo do que anda ocorrendo em Teerã, mas nada, tudo como dantes no quartel de Abrantes. Quando expressei a minha revolta com o Heráclito ( Fortes ), o motorista do táxi que me trouxe de volta, julgou tratar-se de alguma nova contratação do São Paulo . É o Brasil !