quinta-feira, 26 de março de 2009

QUEM POSSO CONSIDERAR COMO UM LÍDER ?


O dicionário Houaiss define como líder "o indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros" . Eu, de minha parte, me permito interpretar o conteúdo do vocábulo de forma ampliada.

Não é correto confundir líder com ídolo, eis que o ídolo se reveste de um certo caráter de divindidade, impedindo o processamento de uma visão crítica sobre as suas ações e personalidade eis que a ela, se sobrepondo ao racional, prevalece o sentimento de adoração.

Feita a necessária preliminar devo dizer que, ao que vejo, a figura do líder é estreitamente vinculada à admiração. Preciso reconhecer no líder, além de um natural talento para comandar, outras virtudes que me faltam ou são menos abundantes : conhecimentos mais amplos, inteligência, cultura e, especialmente, dignidade. Com simplicidade, deixo claro que para reconhecer um líder, tenho que ver nele alguém que merece ser seguido, que me vai fazer crescer como ser humano.

Essa identificação exige, como pressuposto, que eu tenha no líder alguém que identifico como tendo melhor substância que eu. Mas dele, exijo muito. Não é para qualquer um que concedo assumir a condição de liderado, de jeito nenhum. Nem, muito menos, aceito confundir o poder, a força ou o dinheiro como pressupostos de liderança. Esse ponto de vista vale para as relações mais próximas, como a de patrão ou de chefe, até as mais distantes como a de políticos e ocupantes de funções públicas de alto relevo. Na política, para citar um exemplo que me causa horror, lembro da figura do falecido "coronel" baiano, Antônio Carlos Magalhães, que, numa entrevista disse algo assim : " O poder deve ser exercido com um chicote em uma das mãos e um maço de dinheiro na outra " . Meu Deus que espécie de líder era esse homem ? os que gravitavam em sua órbita, aceitavam ser chicoteados ( no sentido figurado, é claro ), desde que algumas lascas de dinheiro ( poder, cargos ), lhes fossem concedidos... No caso, o exigido do liderado era uma submissão absoluta, em troca de benesses em fatias .

E a arrogância ? um líder não pode ser arrogante, vaidoso, prepotente. Observo algumas platéias de grandes empresários presentes às exposições das nossa maiores autoridades supridoras de recursos à essa turma. Eles são quase sempre os mesmos, rindo de piadinhas sem graça, aplaudindo com entusiasmo sandices pronunciadas com ar de genialidade, cumprimentando com entusiasmo improvisos muitas vezes fartos em aberrações sem pé nem cabeça . E o pior é que os oradores costumam deixar essas cerimônias com aquele semblante de " Nossa, como eu faço sucesso ! " . O infeliz não se dá conta que se quem tivesse o dinheiro e o poder nas mãos fosse um chipanzé, ele seria sempre distinguido com uma apoteótica ovação.

O caráter, a dignidade, a decência, o respeito, a fidelidade, o otimismo, a perseverança, o magnetismo pessoal, são igualmente pressupostos de um líder. Em mim passa longe a pretenção de me considerar possuidor dessas virtudes. Mas apreciaria tê-las e, ao mirar num líder com essas virtudes, tenho certeza de que melhoraria como pessoa.

Infelizmente, porém, " já não se fazem líderes como antigamente " ou talvez , pior ainda, eles só existiram em minha imaginação. Só que, de minha parte, jamais elegerei como líder alguém que seja cínico, desonesto, pretencioso, ignorante ( mesmo tendo tido todas as oportunidades para deixar de sê-lo ), arrogante, e usar como justificativa o " todos são assim " . Ah é ? se todos são assim, prefiro curtir a solidão .