quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A Vida Nos Apronta Muitas Surpresas !

Conforme contei nos primórdios deste blog, há quase três anos tive um câncer de reto, tratado com radio e quimioterapia pelos meus médicos Dr. Cláudio Petrilli ( Oncologista Clínico ) e Dr. Ubiratan Mendonça Jr. ( Cirurgião-Gastro ). Vencido o tumor, passei a realizar controles semestrais, sem que fosse observada qualquer sinal de anormalidade.

Neste mês de agosto, repeti os exames e vinha sendo aprovado com distinção em todos eles, uma beleza. Até mesmo a colonoscopia não apresentava alterações visuais em relação à anterior, feita em fevereiro. Mas, "para não dizer que tudo são flores", ao abrir, na sala de espera do Ubiratan, a biopsia do tecido retirado na colonoscopia, estava lá, nu e cru, estampado o seu resultado : "Reto Distal - Adenocarcinoma tubular moderadamente diferenciado" .

Levei susto, pois nunca na vida havia me sentido tão bem fisicamente como agora, inclusive no que respeita ao chamado "trânsito intestinal", que vinha operando com a precisão de um cronômetro Rolex. E, na verdade, como ( quase ) todo ser humano, eu procuro sempre confiar que o meu avião não vai cair, o meu barco não vai a pique, nenhum cachorro bravo me morderá, nem jamais vou escorregar no banheiro, bater o carro, ficar doente ou mesmo morrer ( otimista eu, hein ? ) . Por isso, também, acredito que acertar uma loteria bem gorda é só uma questão de tempo. Até hoje não ganhei nem pacote de biscoito em quermesse de igreja, mas isto significa que estou acumulando a sorte para resgatá-la de uma só vez, e à vista ! Enquanto ela não chega, o negócio é ir levando um ou outro tropeço na vida, com o necessário fair play.

Pois bem, movidos por uma manifesta e persistente determinação em me manter vivo e saudável, os doutores Petrilli e Ubiratan já montaram a logística para o caso específico : serei operado amanhã, sexta-feira . E, como o Ubiratan se mostra disposto a lutar o quanto puder para não pendurar aquela sacolinha desagradável na minha barriga, a cirurgia será feita via anal, mais uma lição de vida !

Passei sessenta e três anos preservando, intocável, essa delicada região e vá saber o que ocorrerá por ali. Já ando até cogitando de pedir um atestado, declarando que eventuais estragos produzidos , ocorreram enquanto eu me encontrava desacordado e indefeso .

Voltando à seriedade exigida pela situação, garanto a vocês, parentes, amigos e leitores que em mãos de melhores médicos eu não poderia estar. Com a ajuda de Deus e a proteção especial que tenho merecido de Nossa Senhora de Fátima, confio que tudo dará certo e, em breves dias, estarei de volta, xingando o Chávez, o Lula, o Sarney, a sua tropa de choque e todos os demais que, na minha visão torta, mereçam o destempero.

Amanhã, sexta, não haverá o blog. Sábado e domingo, não tem edições. Na segunda, deem uma olhada. Ou eu estarei de volta, ou, pelo menos, haverá notícias minhas. Ah, sim, aos que acreditam em Deus, uma prece será muito bem acolhida.