segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Santa Ignorância

A Folha de São Paulo divulgou na sua edição dominical pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 11 e 13 últimos, envolvendo a sucessão presidencial e uma avaliação do Congresso e do presidente Lula. O "caso Sarney" ( PMDB MA/AP ), também fez parte do trabalho, cujos resultados principais são os seguintes :

Intenção de votos para presidente da República : Serra (PSDB) 37%, Dilma (PT) 16%, Ciro (PSB) 15%, Heloísa Helena (PSOL) 12%. Com a inclusão de Marina Silva (PV ?) na disputa, o quadro pouco se altera, pois ela teria apenas 3% das intenções de voto. Sobre o resultado apurado, quero crer que a pesquisa realizada não captou a tempo a nova "onda", Marina Silva. Vamos aguardar o próximo levantamento para avaliar melhor a candidatura dessa mulher que pode não ter uma linha de pensamento político coincidente com o meu, mas se trata de uma pessoa ( esta sim ) com uma biografia inquestionável .

O que me impressionou nesse trabalho, não foi a avaliação pessoal do Lula : ótimo/bom 67%, regular 25%, ruim/péssimo 8% . Bem, como sugerem os números, nada é capaz de "pegar" no Lula. Quero dizer o seguinte : apoiar o Sarney ( PMDB MA/AP ), "fechar" com Renan , Collor e seus grupos, nada disso faz "balançar" o prestígio do presidente, fazer o quê ?

Por favor, analisem alguns "detalhes" apurados pela pesquisa : 44% dos entrevistados, consideram o atual Congresso "péssimo" ; 36% o acham "regular" e, pasmem, 14% o consideram "ótimo/bom" ! Pois é, nada menos que 14% dos que opinaram, ainda acham o atual Congresso "ótimo/bom", e 36% "regular", dá para acreditar ? Sim, claro que dá . Agora , se resolvessem indagar a esse mesmo grupo o que vem a ser "Congresso", garanto que eles, na sua imensa maioria, passariam pelo maior apuro, sem ter a menor idéia de que Congresso é a reunião da Câmara e do Senado. Santa ignorância ! .

Desejam ver outra ? 74% querem a saída de Sarney da presidência do Senado e 66% acreditam que ele esteja envolvido nas irregularidades. Dos 74% que querem o afastamento de Sarney, 38% acham que renunciar ao mandato é o que se impõe, enquanto 36% acreditam que um afastamento temporário da presidência, já "estaria de bom tamanho". Há 14% ( !!! ) que defendem a continuidade de Sarney no cargo e 12% "não sabem ! " .

Aliás, à pergunta direta " Você tomou conhecimento das denúncias contra Sarney ? ", 22% responderam simplesmente que não, 11% se consideraram "mal informados" e 42% se declararam "mais ou menos informados" . Sabem que percentual se declarou "bem informado" ? 24% !, ou seja, menos de 1/4 da população brasileira. Fica claro, então, que a grande maioria dos consultados respondeu que Sarney era culpado ou inocente, na base do "chutômetro", sem elementos para responder o que lhe estavam perguntando, não é uma barbaridade ?

E, observem, a pesquisa é de âmbito nacional. Fosse realizada apenas no Norte e Nordeste, a "catástrofe" seria ainda muito maior.

Conclusão : enquanto o Brasil continuar sendo um "Reinado da Ignorância" e da alienação como é, os políticos sagazes, aqueles que fazem o jogo do "toma lá dá cá", prosseguirão dando as cartas, mandando e desmandando impunemente, não tem solução.

Esse "caso Sarney", por exemplo, é emblemático, pois não sai do noticiário diário das televisões e das rádios ( nem cogito em falar da imprensa escrita ), há quanto tempo ? E, ainda assim, as pessoas não se preocupam em dar a mínima atenção ao assunto. Para elas, " ladrões, todos os políticos são, o negócio então é prestigiar aquele(s) que lembra(m) de dar uma beirinha pra gente ! " . Ver estas coisas me dá um desânimo ...

Já, em sua edição de hoje, a Folha de São Paulo mostra a pesquisa do Datafolha, para o governo estadual de São Paulo. O Alckmin ( PSDB ) aparece com 46% das intenções de votos, com o "cearense" Ciro Gomes ( PSB ) com 12%, Maluf ( PP ) com 11% e Soninha ( PPS ) com 5% . Substituindo Ciro Gomes por Marta Suplicy ( PT ), Alckmin ficaria com 43% das intenções de votos, contra 16% de Marta e 11% de Maluf .

Esta pesquisa apenas reforça a tese de que o PSDB não tem outro candidato a apresentar que não seja o Alckmin e, se o DEM tiver juízo, vai embarcar nessa canoa, pois uma candidatura do prefeito Kassab, a esta altura, seria "trocar o certo pelo muito duvidoso" e a má idéia poderia até ser punida pelo eleitorado com a entrega do governo estadual a uma "Marta da vida". Já o velho PMDB quercista, que queria tirar da cartola o nome de Aloísio Nunes Ferreira, pode tirar o seu cavalinho da chuva, pois esse cara significa "traço".